Adubo caseiro de cascas de ovos

Cascas de ovos são normalmente descartadas no lixo orgânico. Fontes de minerais não podem ser despediçadas desta forma. Sendo ricas em cálcio e uma leve concentração de magnésio e fosfato, tornam-se  importantes para o desenvolvimentos das plantas, principalmente no crescimento das raízes e  folhas. Para as árvores frutíferas e hortaliças, melhora a qualidade dos frutos, para as verduras e folhagens ornamentais deixa as folhas mais vistosas. E de quebra ainda aumenta a resistência a doenças e pragas (ex: lesmas e lagartas não gostam do solo menos ácido, obtido a partir do acréscimo de cálcio na terra).

Para fazer ESTE ADUBO:

Toda vez que fizer omelete, bolo, ovos fritos... enxague as cascas internamente (para que não mofe e desenvolva um cheiro ruim), vire-as para baixo (escorrer a água), deixando-as ao natural por algumas horas e guarde-as em uma bacia sem tampa ou caixa

.

Ao completar em torno de 12 ovos, ou seja, 24 cascas partidas em dois e guardadas, você já pode fazer a farinha. As imagens abaixo são de aproximadamente 36 ovos que geraram em torno de 1/3 de um pote de iogurte 500g.

Para secar bem, poder triturar e tornar-se uma farinha ou pó, coloque estas cascas em uma forma no forno desligado logo após ter feito um assado, este tempo basta e não gasta energia elétrica ou gás.

Após isto, coloque em um saco plástico e pressione as cascas dos ovos com as mãos (elas devem estar bem quebradiças) para reduzir o tamanho gerando pedaços pequenos.Despeje-as no liquidificador, feche a tampa e bata. Retire o liquidificador algumas vezes e sacuda-o para misturar os pedaços e triturar bem, até virar pó (não abra a tampa enquanto estiver neste procedimento). Deixe descansar após a última processada no liquidificador para que o pó assente.

 

Pronto! Agora é só armazenar em recipiente fechado. OBS: enxague o liquidificador com água e use-a para regar algumas plantas.

Para usar é bem simples. De acordo com o site www.jardineiro.net , uma colherinha (de café) a cada 40 dias nos vasos pequenos e duas ou três em vasos maiores já surte o efeito desejado e você terá plantas mais desenvolvidas.

ATENÇÃO: plantas que preferem solo ácido não dever ser adubadas com esta farinha.

CURIOSIDADE: Cultivar hortênsia em solo com a farinha de ovos gera uma flor em tons de rosa, pois o solo torna-se alcalino. Já em solo ácido, sem muito cálcio, gera flores em tons de azul. Agora se o pH do solo for neutro tem-se flores na cor creme.

INTERESSANTE: usar esta farinha na esponja de louça junto com o detergente transforma-a em um abrasivo natural na limpeza de panelas.

Fotos: Leani Cristina F. Lutz

Fontes de leitura:

https://www.agrolink.com.br/fertilizantes/Nutrientes.aspx

(https://www.jardineiro.net/como-fazer-farinha-de-cascas-de-ovos.html

https://www.microquimica.com/site/nutricaoplantas/4/calcio

https://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/atitude/10-jeitos-usar-casca-ovo-677288.shtml

 

Contato

lebiologia Três de Maio/RS
lecrislu@gmail.com